Em uma viagem internacional, o acesso a internet é indispensável! Para isso existem algumas formas de obtê-la sem depender de wi-fi, como através de um chip de celular internacional, um chip pré-pago local ou contratando um plano de internet pela sua operadora.
Vai viajar para os Estados Unidos e quer saber qual é a melhor forma de estar conectado? Então fique aqui para saber mais!
Plano da sua operadora no Brasil
Hoje as operadoras brasileiras estão trazendo serviços de internet com roaming e ligações internacionais cada vez mais acessíveis. No entanto, para saber se compensará financeiramente, será necessário consultar a sua própria operadora e comparar, pois há diferentes tipos de planos e tarifas para cada uma.
O plano mais conhecido pelos viajantes é o da Claro: Passaporte Américas. Ele está disponível somente para os planos pós-pago e possibilita o uso da sua franquia de dados e ligações nos países contemplados pelo plano.
O mais atrativo é o seu baixo custo, atualmente de R$9,99 cobrado mensalmente na sua fatura por no mínimo 1 ano. Além disso, ainda é possível utilizar o serviço em outras viagens e para outros destinos contemplados no plano, o que já compensa muito na maioria dos casos!
Mas independente da sua operadora ou plano contratado, sempre confirme a ativação do serviço antes da sua viagem se essa for a sua opção para utilizar dados e ligações no exterior.
Caso não se enquadre não possua um plano pós na Claro ou o plano/ tarifa da sua operador acabe não compensando, a melhor alternativa é adquirir um chip internacional.
Chip internacional para seu celular
Outra forma de utilizar dados e ligações nas suas viagens internacionais é comprando um chip com cobertura para o país do seu destino. Para uma viagem para os Estados Unidos é possível adquiri-lo de duas formas como explicarei abaixo.
Comprando um chip nos EUA
É possível encontrar chips pré-pagos com diferentes tipos de planos nos EUA. Geralmente são vendidos com uma franquia limitada de internet e ligações locais para ser utilizada durante 30 dias. O preço vai variar de acordo com a franquia de internet, aproximadamente entre U$35 a U$60, e você poderá escolher entre 2Gb, 5Gb, 8Gb, 10Gb e internet ilimitada.
Você consegue encontrar esse tipo de chip no aeroporto, Walmart, Best Buy e lojas físicas das próprias operadoras procurando por SIM Card prepaid. Não saia falando “chip” que ninguém vai entender nada!
Além disso, preste atenção ou peça auxílio de algum vendedor para não acabar comprando um cartão de recarga ao invés do próprio chip pré-pago.
Além disso, já saia do Brasil sabendo qual operadora será compatível com o seu celular, principalmente se o seu for um modelo mais antigo. Recomendo o site Frequency Check para verificar a compatibilidade do seu celular com as operadoras de outros países.
Comprando um chip internacional no Brasil
A forma mais cômoda para adquirir um chip internacional certamente é comprando no Brasil. Isso porque você chega no país de destino já com internet. Será então possível avisar alguém da sua chegada, acessar o waze ou google maps para sair do aeroporto dirigindo ou até mesmo pegar um uber, coisas que às vezes nem lembramos de que vamos precisar logo na chegada!
Duas empresas que vendem e entregam no Brasil, que já testei e funcionaram muito bem, são a EasySim4U e a Celtravel. Cada uma tem suas peculiaridades e fica aí duas ótimas opções para você fazer seu orçamento!
EasySim4U: chip internacional para os EUA
A EasySim4U trabalha com a operadora T-Mobile e oferece dois planos interessantes para quem vai passar uns dias nos EUA: o plano que dá direito a internet ilimitada (Dados North America) e o plano com internet, ligações e SMS locais ilimitados (Voz e Dados Estados Unidos).
Atualmente, os planos custam respectivamente, U$37 e U$47 para 5 dias e o preço exato vai depender da quantidade de dias de utilização.
No entanto, é necessário se atentar à compatibilidade da operadora com o seu celular. Ele precisa estar homologado nos EUA e possuir ao menos uma dessas 3 bandas de 4G/LTE: Banda 2, Banda 4 ou Banda 12. Os aparelhos Motorola fabricados no Brasil não são compatíveis com o chip.
Para adquirir seu chip internacional com a EasySim4U com o link do blog, basta clicar no botão abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ajuda na manutenção do nosso site 🙂
Celtravel: chip internacional para os EUA
Já a Celtravel opera sob as redes GSM de cobertura T-Mobile e AT&T, oferecendo chips compatíveis com qualquer modelo de celular, o que já é uma vantagem em relação ao chip da EasySim4U. Além disso, o plano mais básico já oferece dados, ligações e SMS locais ilimitados.
Atualmente, o preço é de U$3,99 por dia + taxa do chip, ativação e entrega, que será apresentado no seu orçamento final.
E então, o que você escolheu para utilizar internet e/ou ligações nos Estados Unidos? Fez um plano com a operadora, comprou um chip lá ou comprou no Brasil? As dicas ajudaram na sua escolha? Ficou com alguma dúvida? Conta tudo aqui nos comentários!