Roteiro em Orlando: Como montar o seu

Roteiro em Orlando: Como montar o seu

Roteiro em Orlando

Uma viagem para Orlando exige o mínimo de planejamento para que você aproveite da melhor forma possível. Por isso escrevi esse post com as principais dicas de como montar o seu próprio roteiro para sua viagem em Orlando!

É possível pegar roteiros prontos e seguir viagem com eles? Sim, mas você acaba perdendo a oportunidade de personalizar e viver a sua viagem já no planejamento, que é algo que eu definitivamente amei fazer! Além disso, você corre alguns riscos graves de roteiros que falarei mais para frente. Então continue acompanhando!


Definindo o período da sua viagem para seu roteiro em Orlando

1. Definir a época da viagem

Orlando é um destino possível de ser aproveitado em qualquer época do ano, já o foco principal são os parques. No entanto, antes de comprar passagens e começar um roteiro, é legal já definir uma época para sua viagem com base na lotação dos parques, clima e eventos especiais durante o ano. Para entender mais, leia o post abaixo.

2. Definir quais parques e lugares visitar

A maioria dos brasileiros que fazem sua primeira viagem para Orlando focam em fazer duas coisas: parques e compras. Já temos posts falando mais sobre essas duas coisas e temos também um post sobre meu relato de viagem para você se inspirar.

3. Pesquisar e definir quanto tempo dura cada atividade

Definido todos os parques e lugares que você quer visitar, saiba quanto tempo as atividades vão demandar.

Os parques da Disney e da Universal precisam de pelo menos um dia inteiro para cada um para que sejam bem aproveitados. Se você ficar até o encerramento e estiver de carro alugado, você até consegue emendar uma janta em lugar que fica aberto até tarde ou uma passada no Walmart 24h. É cansativo mas possível!

Já os parques menores e menos cheios como o SeaWorld e Busch Gardens, conseguem dividir espaço com alguma outra atividade no final do dia, como compras ou uma passada no ICON Park. Só não se esqueça que o Bush Gardens fica em Tampa, a aproximadamente 1h de Orlando.

Sobre o tempo utilizado para as compras já acho que é pessoal e vai depender muito do seu tipo de viagem e orçamento. No entanto, se você está indo pela primeira vez, tenho quase certeza de que quer pelo menos conhecer tudo o que a terra do Tio Sam tem a oferecer!

A minha recomendação é reservar pelo menos um dia inteiro para o Outlet da International Drive ou da Vineland, pois são centros enormes e abrigam várias e várias marcas que você vai querer pelo menos conhecer. Os outros centros de compras você consegue dosar pelo seu interesse. Tem sugestão de roteiro de compras aqui nesse post linkado abaixo.

4. Definir o número de dias da viagem

Depois disso, você consegue definir facilmente um número de dias mínimos que você precisa para aproveitar bem a viagem.


Planejando o dia a dia do seu roteiro para Orlando

5. Verificar a validade dos ingressos de cada complexo

Os ingressos dos parques em Orlando possuem validade de utilização a partir do primeiro dia de uso e cada complexo de parque adota regras diferentes para isso. Então leia atentamente todas as condições durante a sua compra e saiba mais clicando no link do post que preparei sobre como escolher e economizar nos ingressos dos parques em Orlando.

Note que os ingressos básicos dos parques da Disney são os menos flexíveis se comparado a de outros parques. Atualmente você define a data do primeiro dia de utilização durante a compra e a validade do ingresso vai depender do número de dias comprados. Por exemplo, se você comprar o ingresso de 4 dias, você terá 7 dias para utilizar o seu ingresso a partir da data escolhida na hora da compra.

Existe a opção de flexibilização do ingresso pagando uma taxa adicional. Mas, para economizar, o melhor a se fazer é concentrar os parques Disney em um período sem intercalar com muitos outros dias de atividades.

Assim, você conseguirá planejar seu roteiro em Orlando encaixando os parques de forma a evitar ter seus ingressos expirados ainda durante a sua utilização.

6. Intercalar dias mais leves com os parques

Se você quer aproveitar os parques do início ao fim, saiba que é importante deixar um dia de respiro para intercalar com os dias de parque no roteiro. Esse dia pode ser voltado para compras, descanso no resort ou conhecer outras atividades na cidade. Mas o importante é que seja uma atividade mais leve e que seja possível dar aquele cochilo a mais de manhã.

Mesmo com esses intervalos, uma viagem para Orlando tende a ser mais cansativa mesmo, então já esteja avisado e preparado.

7. Conferir os horários de funcionamento de cada parque

O próximo passo é compatibilizar o seu roteiro com o calendário dos parques disponível nos sites e aplicativos oficiais! Confira o calendário dos principais parques de Orlando:

Fique atento ao horário de funcionamento dos parques para evitar os dias em que podem fechar mais cedo. Além disso, se você pretende ir em algum parque aquático, verifique como estará seu funcionamento na época da sua viagem.

8. Verificar os dias com eventos especiais

O Magic Kingdom é o parque em que você deve prestar mais atenção em relação aos eventos especiais. Na época de Halloween e Natal o parque faz eventos comemorativos no final de dias selecionados que exigem ingresso diferenciado. Se você for nesses dias e não participar dos eventos, terá que se retirar do parque mais cedo. Somente os visitantes com ingresso do evento poderão ficar no parque e assistir ao show de encerramento totalmente tematizado para ele.

Outro parque para ficar atento é o Universal Studios, que proporciona a festa de Halloween como evento especial com ingresso diferenciado. Por isso, fique muito atento ao calendário para fugir desses dias caso não tenha intenção de participar dos eventos.

9. Verificar os dias de Extra Magic Hours

Outra dica é evitar os dias de Extra Magic Hours nos parques da Disney se você não for hóspede do complexo. Nesses dias, os hóspedes da Disney e de hotéis selecionados da área de Disney Springs ganham o benefício de entrar mais cedo ou sair mais tarde do parque em questão, o que o deixa naturalmente mais cheio.

Caso tenha esse benefício, aproveite para ir nesses dias e usufruí-lo!

Importante! Esse benefício parou de funcionar desta forma em 2020. Atualmente, os hóspedes da Disney e de alguns hotéis selecionados da área Disney Springs tem o benefício da entrada antecipada em qualquer dia e em qualquer um dos quatro parques temáticos Disney. Portanto, esse fator deixou de interferir na lotação dos parques.

10. Evitar os finais de semana nos parques

Evite os finais de semana e feriados nos parques. Se possível, dê preferência para fazer compras nesses dias, pois além de evitar uma lotação maior nos parques, você consegue aproveitar maiores descontos nas lojas, que costumam concentrá-los nesses dias.

Se não for possível por estar com um roteiro muito apertado, recomendo evitar os parques que costumam ter maiores lotações e/ou parques que atraiam mais locais.

Então evite:

  • O Magic Kingdom nos finais de semana e segundas-feiras. A maioria dos blogs especialistas em Disney afirmam que a lotação desse parque na segunda costuma ser tão alta quanto nos finais de semana. Isso porque muitos turistas chegam no final de semana e preferem começar a maratona de parques pelo Magic Kingdom.
  • O Epcot nos finais de semana. O Epcot é um dos parques que mais atraem os locais devido aos eventos sazonais e às experiências gastronômicas. Isso acaba tornando um parque ótimo para passar o fim de semana, por isso é legal evitá-lo nesses dias que costumam ficar mais cheios.
  • Os parques aquáticos nos finais de semana. Essa é uma dica para quem vai no verão em alta temporada. Os locais também vão escolher o final de semana para visitá-los, então evite também.

Resumo dos 10 passos para montar seu roteiro em Orlando

Roteiro em Orlando: 10 passos para montar o seu

Salve esta imagem no seu Pinterest para lembrar como planejar seu roteiro em Orlando!


E então, essas dicas te ajudaram de alguma forma a montar seu roteiro em Orlando? Comenta aqui para eu saber mais! Se tiver alguma outra dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vai ser um prazer ajudar!

Deixe um comentário