Alugar carro em Orlando: Dicas gerais

Alugar carro em Orlando: Dicas gerais

Alugar carro em Orlando

Orlando certamente não é uma cidade feita para pedestres, por isso muita gente acaba optando por alugar carro durante a viagem. Se você ainda tem dúvidas entre alugar ou não, ou até mesmo se você já decidiu por alugar, esse post pode te ajudar com muita coisa!

Quais as melhores opções de transporte em Orlando?

Alugar um carro em Orlando é o jeito mais prático de se locomover na cidade. Isso porque as atividades turísticas, os centros de compras, os hotéis e principais restaurantes estão distantes entre si e o sistema de transporte público é quase inexistente. Além disso, acaba sendo sempre mais cômodo ter um carro disponível a qualquer hora do dia.

Se por algum motivo, alugar carro não é uma opção para você, é possível utilizar o serviço de Uber ou Lyft, aplicativos de transporte mais comuns por lá. Além disso, ainda há opção de contratar um serviço particular de transfer.

Uma dica para quem não for alugar carro em Orlando é dar preferência a hotéis que forneçam o serviço de transporte gratuito para os parques. Na minha última viagem fiquei hospedada no Celebration Suites que ofereciam transporte gratuito para os parques da Disney e da Universal. Para saber mais sobre minha experiência nesse hotel clique nesse link.

Mas, se a sua dúvida sobre deslocamento está relacionada ao que compensa mais economicamente, sugiro fazer uma estimativa dos gastos envolvidos. Porque devido aos longos deslocamentos em uma viagem para Orlando e ao aumento do preço da corrida nos horários de entrada e saída dos parque, nem sempre andar de uber trará melhor relação custo-benefício.

Devo alugar carro em Orlando?

Caso você ainda esteja em dúvida em alugar um carro na sua viagem para Orlando ou não, farei as seguintes perguntas:

Você sabe dirigir um carro automático? Os carros para locação são todos automáticos nas locadoras de Orlando. Caso não saiba dirigir um ou não tem costume, avalie a sua disposição para isso.

O motorista terá mais de 25 anos durante a viagem? Caso não tenha, será cobrado uma taxa altíssima de seguro pela maioria das locadoras. Portanto, talvez não compense alugar um carro em termos financeiros.

Quantas pessoas vão viajar com você? Se for só uma pessoa com você, com certeza é mais fácil depender só do transporte por uber ou lyft. Já em um grupo maior, isso é mais difícil de acontecer porque facilmente haverá exigências de lugares diferentes para ir, aumentando os deslocamentos por dia.

Além disso, se o seu grupo for de 5 pessoas, por exemplo, você terá que pedir um uber com capacidade maior ou pedir dois ubers, o que acaba encarecendo todas as viagens que seu grupo fizer!

Está ciente dos gastos envolvidos? É importante saber que os estacionamentos dos parques custam U$25 por dia! Além disso, veja se o hotel onde você ficará cobra taxa de estacionamento.

Alugando um carro em Orlando

Alugando um carro em Orlando

Ao optar por alugar um carro, você deve tomar os seguintes cuidados na hora da contratação da locação:

  • Observe se os seguros obrigatórios estão inclusos (muito importante!)
  • Atente-se a capacidade do carro para pessoas e malas
  • Confira se existe um sistema de pedágio já instalado no carro (toll pass/ sunpass/ e-pass) e as políticas de cobrança. Importante se você fizer o trajeto Miami-Orlando

Atenções especiais para não passar apuros em Orlando

Para uma viagem tranquila e sem estresse com o carro, é necessário atentar-se com alguns pontos.

Cartão de crédito para caução

A maioria das locadoras americanas exigem a apresentação do cartão de crédito do condutor principal na hora do check-in. Ele será necessário para segurar um valor como caução e para cobrança de eventuais pedágios, multas e danos. Então lembre-se de habilitar o seu cartão para utilizar no exterior. Utilizamos o cartão da Nubank ativando o aviso de viagem e deu tudo certo!

A quantia do caução até agora é meio nebulosa para mim. A informação oficial que a locadora e a própria operadora passou foi que o caução corresponderia aproximadamente ao valor do aluguel. Daí, fiquei como para contar aos motoristas da viagem ?! 😱 No final, o valor debitado foi só U$1 para verificar se o cartão estava autorizado. Já vi que aconteceu isso aconteceu com outras pessoas também. Porém, acho que vale sempre confirmar com a operadora e com a própria locadora do carro e estar preparado.

Serviços e seguros adicionais

No balcão de check-in das locadoras é possível contratar adicionais como cadeirinha de criança, GPS, tanque cheio para você não precisar devolver o carro abastecido, além de seguros adicionais. Pode ser que alguma coisa ou outra faça sentido para você. No entanto, caso não esteja interessado e já alugou o carro com os seguros obrigatórios, você não é obrigado a contratar nada mais.

Já vi relatos sobre atendentes que se aproveitaram de turistas com dificuldade no idioma para pressionar o contrato desses serviços. Então se atente a isso e verifique se o contrato que você precisa assinar está com o valor zerado, ou seja, indicando que está tudo quitado!

Isso é importante para não haver cobranças indevidas sem que você tenha consentido. Parece loucura dizer para prestar atenção nisso, mas já vi que é possível.

Pedágios em Orlando

Se você pensa em fazer o trajeto Miami – Orlando recomendo utilizar um sistema de cobrança automática de pedágio, pois em alguns pontos não existem guichês para pagamento em dinheiro. Além disso, existem pistas expressas, as express lanes, que cortam o trânsito e cobram por sua utilização e você pode acabar caindo em uma sem querer.

Claro que existem meios de contornar a situação. Você consegue pegar um ticket nos pedágios onde não há atendentes e pagar no próximo que houver. Você pode também evitar pedágios configurando o GPS que estiver utilizando. Mas como é um lugar onde você não está acostumado a dirigir, você pode acabar levando uma multa por descuido se não tiver um sistema de cobrança automática.

Algumas locadoras já oferecem esse serviço sem precisar de solicitação prévia, como é o caso da Álamo, que utiliza o Tollpass, cobrando uma taxa de U$3,95 por dia de utilização (até o limite de U$19,75) + pedágios e taxas. Cada locadora tem uma política de cobrança e por isso procure se informar antes.

Se você ficar só na região de Orlando, é menos comum se deparar com pedágios, mas é possível sim. Principalmente com os que só aceitam exact coins, onde não tem atendente e precisa depositar em uma caixa moedas no valor exato do pedágio.


Alugar carro em Orlando
Salve esta imagem no Pinterest para não esquecer deste post!

E aí?! Anotou todas as dicas? Você já sabia sobre tudo isso ou tem alguma outra dica para acrescentar? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no box abaixo! 😀

Deixe um comentário